Páginas

Ao sul mais ao Sul de todas as histórias já contadas

Os Sóis da América é uma saga em quatro livros que conta a história de Pelume, um menino que vive ao sul de todos os povos. Buscando uma história mítica de grande importância para a sua gente, Pelume embarca em uma jornada do extremo Sul ao extremo Norte do continente, numa aventura cheia de emoção e magia que vai mexer com a sua maneira de ver o continente americano.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Marasmo

Normalmente, entre umas coisas e outras, na produção de um livro, haverá semanas como esta, em que não acontece muita coisa. É bem verdade que eu enviei alguns releases para a mídia mais próxima, informando da criação do blog e do projeto, e isso deu resultado: não apenas uma boa matéria de meia página no Jornal NH, como uma entrevista que a TV Feevale veio fazer aqui em casa. Proximamente, colocarei o link aqui, para que você possa vê-la, caso não tiver acesso à notícia.

Mas na prática, na "feitura" do livro, esta semana não aconteceu nada, por aqui.

A correção está sendo feita, eu espero, e as ilustrações estão bem encaminhadas, no mínimo, pelo que sei.

Porém, nenhum dos dois materiais chegou até mim, ainda.

Vou ficando ansiosa, mas sou ansiosa, mesmo. E em todo o caso, já tenho uma ideia da pré-diagramação.

Por falar nisso, o correto mesmo é a gente contratar alguém para diagramar o material. Diagramação, você sabe o que é, não? É organizar o texto, as ilustrações e o que mais houver, nas páginas de uma publicação. Eu não sou uma expert no assunto, mas já trabalhei em jornal e também fiz a diagramação dos meus independentes. É um trabalho minucioso que exige muita atenção e paciência. A gente precisa levar o tempo para fazê-lo, coisa que eu nem sempre faço. Mas minhas diagramações, ainda que não irão ganhar nenhum prêmio, não são tão ruins assim. São "direitinhas" e se deixam ler. Então, para poupar dinheiro, eu mesma faço.

Desta vez estou usando um programa que se baixa gratuitamente na rede para isso: o BrOffice. À princípio eu o baixei, porque corrigia os textos de acordo com a nova reforma ortográfica. Mas eu o encontro excelente para este trabalho, com muitas possibilidades, inclusive a de transposição do trabalho final para o formato PDF, o que, neste caso, será necessário.

Então, diante do quadro, o que fazer para ganhar tempo?

Como já fiz muitas publicações com a gráfica que irá finalizar o trabalho, posso solicitar um pré-orçamento, para poder ter tempo para discutir com o pessoal papel, tipo de capa, etc. Isso já vai dando uma ideia de custo-benefício. Já aprendi dos outros livros, que a primeira edição serve, no máximo dos máximos, pagar algumas contas. Quando o livro consegue pagar a si mesmo com a venda da primeira edição, eu me dou por muito satisfeita.

Muito bem: vou escrever para a gráfica. Ajuda a diminuir a ansiedade e acaba com aquele impressão de que não estou fazendo nada. Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário