Páginas

Ao sul mais ao Sul de todas as histórias já contadas

Os Sóis da América é uma saga em quatro livros que conta a história de Pelume, um menino que vive ao sul de todos os povos. Buscando uma história mítica de grande importância para a sua gente, Pelume embarca em uma jornada do extremo Sul ao extremo Norte do continente, numa aventura cheia de emoção e magia que vai mexer com a sua maneira de ver o continente americano.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

A primeira resenha


Aí, pessoal! Georgiana Calimeris, de Brasília, leu e resenhou O Nalladigua. Aliás, eu estive acompanhando a leitura dela com seu filho, através de uma troca de mensagens pelo Facebook e foi bastante emocionante - emoção que a gente pode sentir nas linhas que ela escreveu sobre a obra. Confira! 

"Os sóis da América, da autora gaúcha Simone Saueressig, que começou a carreira literária em 1987 com o livro O mistério do formigueiro, está em lançamento. O primeiro volume está nas livrarias e é um livro mágico como o próprio nome sugere: O Nalladigua, um bastão mágico, que carrega uma vida de histórias incríveis e fantásticas. Simone resgata com sabedoria lendas do folclore brasileiro como jamais visto antes. O livro é encantado. A personagem principal, em vários momentos, lembra-me um grande personagem do livro História sem fim: o bravo e destemido guerreiro Atraiú.
Em sua busca pela história do sol para seu povo, o jovem Pelume enfrenta adversidades e conhece mundos maravilhosos e personagens nunca antes vistos com tanta poesia. Simone consegue também nos levar aos encantos de Tolkien e uma pitada de J.R.R. Martin por trazer um ponto de realidade para o livro: as personagens morrem e se despedem de amigos queridos tal qual é na vida. O livro é uma metáfora para nossas próprias vidas, é o nosso caminho, da infância à idade adulta. Ainda não pude ler os volumes seguintes, mas, aguardo ansiosa por isso.
É também um belo resgate da cultura nacional, uma vez que a língua tupi-guarani está presente em todo o livro. As palavras são de difícil pronunciação, é um verdadeiro trava-línguas, no entanto, é gostoso saber que existe tanta alegoria mágica em nossa Pátria, que temos nossos próprios deuses e uma história que merece ser contada e explorada por todos nós. É o caminho do herói do bravo guerreiro que somos todos nós, brasileiros. É uma aventura que nos remonta aos nossos sonhos infantis, é um livro que emociona, traz lágrimas e risos, principalmente, se lido em voz alta. Fazia muito tempo que um livro deste tipo não me vinha às mãos e eu me perguntava: onde estariam os grandes autores deste mundo para ser contra-ponto para literaturas inócuas como Crepúsculo e 50 tons de cinza?
A resposta me veio com o volume 1 de Os sóis da América, aconselhado para todas as idades porque todos os dias levantamos como Pelume e repousamos após uma longa jornada.

Georgiana Calimeris
é jornalista de Brasília e escreve para a revista Ticket44"

Nenhum comentário:

Postar um comentário